sexta-feira, 16 de maio de 2008

Pesquisa da Unesco mostra que álcool é a droga mais consumida entre os jovens

Fonte: Folha de São Paulo, 12 de novembro de 2002

São Paulo, 14 de novembro de 2002 - Pesquisa realizada durante os últimos três anos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) mostra que o álcool é a droga de uso mais freqüente entre os alunos dos ensinos médio e fundamental. A pesquisa "Drogas nas escolas" entrevistou mais de cinqüenta mil alunos de escolas da rede pública e privada em 14 capitais do país, além de pais e professores. O estudo, de margem de erro de 3%, apontou que 42,2% dos entrevistados costumam beber eventualmente. O número de alunos que usa narcóticos é de apenas 3%, apesar da maioria dos entrevistados já terem visto alguém consumindo drogas - maconha 80,5%; inalantes 21,6%; cocaína 21,5%; e crack 11,6%.

Os resultados da pesquisa também mostram que entre as drogas legais, há um maior consumo de álcool do que de cigarro, decorrência esta que mostra a maior eficácia das campanhas anti-tabagistas do que as que procuram transmitir os males causados álcool. 89,1% dos jovens entrevistados dizem jamais ter fumado um cigarro, enquanto que 45,9% dizem nunca ter consumido bebida alcoólica. Segundo a pesquisadora responsável pelo livro do estudo, o Brasil já vive uma situação em que a disseminação do tabaco já foi limitada por um "controle social", que não se verifica no caso do álcool.

O uso de narcóticos é visto como um problema para 68,7% daqueles que responderam ser usuários freqüentes e para 86,6% dos que jamais experimentaram drogas. O dado mostra, segundo Castro, um "pedido de socorro" por parte do usuário, que tem dificuldade de abandonar o vício, e como uma forte repressão social por parte dos não-usuários: 75,9% dos alunos consideram que o usuário de drogas é alguém que precisa de ajuda; 51,6% os vêem como "uns otários que vão se dar mal"; e apenas 3,8% colocam achar "legal" quem consome drogas.

O relatório também sugere um modelo escolar de prevenção à droga, no qual haja um trabalho pedagógico que invista na alto-estima do aluno e em trabalhos de conscientização e debates sobre as drogas.

Fonte: http://www.netpsi.com.br/noticias/141102_drogas_nas_escolas.htm

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