domingo, 18 de maio de 2008

ÁLCOOL E MORTES NO TRÂNSITO

Causas mais comum de acidentes de trânsito

Principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil: por ordem de incidência:
• Velocidade excessiva;
• Dirigir sob efeito de álcool;
• Distância insuficiente em relação ao veículo dianteiro;
• Desrespeito a sinalização;
• Dirigir sob efeito de drogas.

O álcool e sua implicação nos acidentes de trânsito
A ação depressiva do álcool no cérebro e no sistema nervoso central reduz a capacidade mental e física diminuindo a habilidade para a realização de tarefas mais complexas como, por exemplo, conduzir um veículo.

Conduzir veículo é tarefa que requer habilidade e prudência, todavia, estes requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica. Conforme as estimativas, 30 a 50% das mortes e acidentes estão relacionadas direta ou indiretamente com o álcool. Todo condutor de veículos em estado de embriaguez, mesmo leve compromete gravemente a segurança do usuário não via.

O álcool produz efeitos de maneiras diferentes
É comum ouvir dizer que a ingestão do álcool em doses determinadas não altera os efeitos psicológicos. Essa afirmação, todavia é falsa, pois as vezes o individuo ingere uma pequena dose cujo efeito é idêntico a ingestão de uma grande dosagem alcoólica.Independente de algumas pessoas se tornarem mais irritadas ou alegres, em gera quando bebem ninguém pode prever com precisão seus comportamentos.

Pelo novo CTB, só é caracterizada alcolizada se estiver com uma taxa a partir de 0,6 gramas de álcool pro litro de sangue. A nova regulamentação prevê que infratores que dirigem sob influência do álcool e expõem terceiros a riscos ou provocam acidentes de trânsito estão cometendo crime. A pena varia de 6 meses a 3 anos de prisão.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/2131/1/acidentes-de-tracircnsito-e-fator-humano/pagina1.html

Nenhum comentário: